Como solicitar Inscrição Municipal da Empresa: Prefeitura de Osasco/SP

Na Prefeitura de Osasco/SP a solicitação de Inscrição Municipal era realizada de forma presencial até janeiro de 2024, agora este processo está ocorrendo de forma online, Graças a Deus.

Vou te mostrar como solicitar no site da Prefeitura de Osasco/SP, primeiramente entre no site da mesma, que é este: https://osasco.sp.gov.br/  e selecione "Empresas" como mostra essa imagem abaixo.



Selecionando, irá aparecer algumas opções entre elas selecione "Casa do Empreendedor", veja nessa imagem abaixo.



A Inscrição Municipal é feita pela Casa do Empreendedor, um setor da Prefeitura, antes precisávamos somente gerar a papelada junto da taxa da inscrição municipal, o cliente realizava o pagamento e levava até a Casa do Empreendedor, e nesse mesmo dia já era concluída o cadastro da empresa na Prefeitura para emissão de notas fiscais.

Mais agora é tudo online, sem a necessidade do cliente se dirigir até Casa do Empreendedor, após selecionar a opção "Casa do Empreendedor" aparecerá aperte no botão verde escrito "ABRA AQUI SUA EMPRESA - PASSO 1, veja nessa imagem abaixo.



Em seguida irá pedir informações da empresa que será cadastrada, para ser gerada a papelada, minha orientação é para que você leitor(a), procure um contabilista ou contabilidade para fazer este procedimento, assim evitar erros de preenchimento.

Depois da papelada gerada, é necessário selecionar a opção "ABRA AQUI SUA EMPRESA - PASSO 2", igual essa imagem abaixo.


Vai abrir essa tela na imagem abaixo, onde irá fazer um cadastro usando os dados do(a) empresário(a) e não os da empresa igual fez na papelada, nesse cadastro coloque o e-mail do cliente e crie uma senha padrão.




Nisso será enviado um e-mail para o cliente, onde ele tem que confirmar este cadastro, assim você entra no acesso, aperta em Abrir Novo, nesse sistema da imagem abaixo, escolhe opção Abertura de Empresa e anexa a papelada emitida no PASSO 1, e outros documentos como por exemplo: Contrato Social, Cartão CNPJ, IPTU, RG, Comprovante de Endereço e protocola .




Após uns dias de análise por parte dos fiscais da Casa do Empreendedor, irão mandar uma Taxa referente ao Alvará de Funcionamento, peça para o(a) empresário(a) efetuar o pagamento e te encaminhar o comprovante para anexar no sistema.

Em uns 20 dias úteis devem terminar a análise e concluir Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento, e encaminhar os dados para emissão de notas fiscais.

Em um dos casos que realizei o valor dessa taxa foi de uns R$700 e pouco, te informo isso para ter uma média de valor.


Espero ter ajudado, que Jesus Cristo abençoe seus negócios

Dúvidas deixe nos comentários!



Manoel Santiago

Me chamo Manoel, sou cristão e apaixonado por tecnologia, empreendedorismo e finanças. Comecei como auxiliar de escritório e hoje trabalho em contabilidade. Sou autor de alguns blogs.

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